domingo, 6 de outubro de 2013

Escola combina com dignidade


A escola é um dos principais meios de dignificação humana, pois é a partir dela que muitos jovens adquirem aspectos de honra e moralidade, tais itens que definem o que é dignidade. A família contribui para a formação humana, porém, o ser humano é racional, o que indica a possibilidade de mudanças.

À medida que o aluno frequenta a escola, ele tem contato com um ou mais formadores de caráter, que são os professores. Caso essa passagem de valores seja feita de forma eficaz, a construção social, ética e moral do futuro cidadão é inevitável.

Embora o ingressante à escola já tenha indícios de caráter, é papel dos professores ajudar na caminhada rumo à dignidade. Apesar dos salários ínfimos, a licenciatura é extremamente importante na sociedade, já que ela molda os futuros cidadãos para a vida em comunidade.

Portanto, é papel da escola impor aspectos de dignidade aos cidadãos. Porém, para que o alicerce pessoal seja construído de forma sólida, é necessário apoio da família. Uma maneira de conseguir um trabalho em conjunto seria a inserção obrigatória dos pais no meio escolar, por meio de recreações nos finais de semana, além de aulas cívicas e de moralidade para os mesmos. Dessa forma, a família e a escola estariam interligadas na construção do caráter de cada cidadão brasileiro.

Nenhum comentário: