segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cidadão estrangeiro e brasileiro


A imigração é um processo de saída de um ou mais indivíduos de um local para outro. Existem vários motivos para que uma pessoa busque mudar de país, como: a busca por uma melhor qualidade de vida, crescimento profissional, entre outros. O Brasil passou por duas fases marcantes pela entrada de estrangeiros: século XVI ( escravos africanos ), final do século XIX e início do século XX ( europeus vindos para substituir a mão-de-obra escrava depois da Lei Áurea de 1888 ) e atualmente no século XXI vemos outro processo de imigração, esse ocorrido por causa da expansão econômica brasileira e também pela crise mundial iniciada em 2008.

A entrada de estrangeiros em nosso país pode ajudar no aumento econômico, já que esses estrangeiros podem arrecadar impostos e assim ajudar na qualidade de vida de nossa pátria. Mas para isso é necessário que todos os imigrantes sejam legais, criminalizando os trabalhos informais e desumanos.

Outro fator positivo da vinda de imigrantes para o Brasil é o cultural. Sendo que uma pátria evolui de forma exorbitante ao ter contato com outras culturas. O Brasil já é um país totalmente diversificado culturalmente, tendo como exemplo o futebol, que apesar de ser inglês foi abraçado pela maioria da população.


Portanto, a entrada de imigrantes no Brasil no século XXI é um evento positivo. Sendo que a economia e a cultura têm muito a ganhar, além de outros meios. Porém, é necessário que esses estrangeiros sejam tratados de forma digna. Uma forma eficaz de fazer com que os imigrantes não sofram preconceitos é a criação de um órgão específico para cuidados aos estrangeiros, fornecendo-lhes informações e proteções para uma vida honrosa em terras canarinhas.

Nenhum comentário: