sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A diferença dos vinte centavos


2013 foi um ano que mostrou que a população brasileira está de olhos abertos para o meio político. Esse ano foi marcado pelo “Manifesto dos vinte centavos”, que foi uma série de protestos tendo como início a crítica contra a passagem de ônibus e, em seguida o protesto partiu para inúmeros itens sociais.

Desde o Impeachment de Collor, o Brasil não via uma manifestação desse tamanho. Embora, o início dos protestos terem sido na maioria das vezes pacíficos, quase sempre acabavam em vandalismo. Mostrando que muitos não entenderam o real intuito da movimentação, que era lutar em prol da população e não para atacar o público, privado e executivo.

Entretanto, a população mostrou que ainda é capaz de reivindicar seus direitos. Porém, devemos aprender que a luta deve ser conjunta e não separatista. Sendo que em alguns casos, pareceu que o ódio contra as camadas altas era evidente.


Portanto, os manifestos dos vinte centavos foi uma série de eventos que mudou a forma dos brasileiros encararem a vida política, ressaltando que a voz do povo ainda é ouvida. Porém, o uso da violência deve ser evitado, já que sempre existe a comunicação para exaltar os anseios sociais.

Nenhum comentário: