terça-feira, 2 de julho de 2013

Fiscalizando o pulmão do mundo


A Amazônia é considerada o pulmão do mundo por inúmeros cientistas e estudiosos. Todavia, esse pulmão está sendo devastado há muitos anos por causa do desmatamento que percorre grande diâmetro do território amazonense. Uma das alternativas para diminuir o desmatamento poderia ser o aumento da fiscalização, aplicando multas severas para aqueles que desobedecerem a lei.

Essa medida poderia fazer com que o desmatamento fosse diminuído, já que quando alcança o lado financeiro a população costuma atender ao que lhe é cobrada. A pergunta que fica no ar, é até quando essa medida geraria efeito verdadeiro, sendo que o desmatamento gera um bom lucro para os criminosos que os praticam.

Embora boa parte dos madeireiros serem brasileiros, eles atendem também o mercado internacional, que acaba fazendo uso da matéria prima nacional para ganhar dinheiro lá fora. E caso o governo brasileiro aplicasse uma alta multa, eles acabariam pagando mais caro para os contrabandistas no começo. Mas como o negócio ficaria mais caro e deixaria de ser rentável.

Portanto, o aumento da fiscalização e do valor da multa seria uma boa medida para diminuir o desmatamento amazonense. Todavia, deveria ser feito de forma severa, fazendo com que nada passe pela fiscalização e uma boa medida para aumentar a ordem na Amazônia seria o aumento dos salários dos fiscais, que faria com que eles fizessem o seu trabalho mais bem feito.


Nenhum comentário: