quarta-feira, 5 de junho de 2013

Educação, o alicerce

A educação tem como objetivo alicerçar um ser humano para que ele enfrente a vida em sociedade. O principal propagador de educação é a escola, que é uma das responsáveis por fornecer uma série de atributos éticos, morais e culturais para que uma pessoa seja capaz de enfrentar a vida em cotidiano de forma digna.

Dignidade é além de não cometer atos ilícitos. Ser digno é cumprir com o dever de cidadão, que é lutar por um mundo melhor, com mais tolerâncias, afeto e aceitação. E para se conseguir erguer uma estrutura moral desse nível é necessário ter uma base, que surge a partir da educação.

Embora a educação seja um dos principais meio de dignificação do ser humano, não é só ela que estrutura o alicerce pessoal do ser humano. Sendo que é papel da família passar valores para o jovem em formação, emitindo o maior numero possível de sinais de honra, como estimular o estudo e o trabalho.

Mas de nada adianta falar de educação e não falar de professores. A profissão de professor que é o principal emissor de educação está desvalorizada, com salários ínfimos, quase que ridículos. E o governo federal, ao invés de lutar por essa nobre classe, parece querer que o país se atole em ignorância. Fato esse presente no fato do Prouni fornecer vagas de estudo para professores formados, como se estivesse impondo que eles devem procurar uma outra carreira, ao invés de fornecer salários dignos e melhor plano de carreira.

Portanto, a educação tem papel essencial na dignificação de um ser humano. Todavia, é necessário que a classe de professores seja exaltada. Para isso é necessário uma série de medidas, entre elas, aumento de salário, cursos de especialização, além de um plano de carreira que faça com que eles se mantenham na profissão atual.


Um comentário:

Reylton_Lennon./ disse...

O Governo Federal corrupto não investe em educação e professores, com o medo de formar uma sociedade intelectual em massa que possa ter consciência de lutar com uma força maior pelos direitos.