sábado, 9 de março de 2013

Como se portar em uma entrevista

Entrevista de emprego é um tema complicado para todas as pessoas, pois essa reunião com o possível empregador é crucial para o futuro profissional do candidato. Muitos candidatos a essa vaga de emprego ficam ansiosos e querem saber como se portar nesse “choque de nervos”, que costuma ser caracterizado, quando se toca no assunto entrevista empregatícia.

Não existe formula mágica para se ter certeza se o empregador irá lhe contratar ou não. Já que muitas vezes, determinada vaga precisa de um grau de experiência aquém do que o profissional demonstra. Todavia, existem algumas dicas que podem fazer com que sua entrevista seja ao menos agradável.

Existem algumas perguntas que são de praxe para os entrevistadores, eles costumam querer saber quem é você, qual sua experiência profissional, o que gosta de fazer, o que pode melhorar, por que saiu do ultimo emprego e a pergunta mais difícil que é, por que você deve ser contratado.

Primeiramente, é necessário manter calma e confiança. Já que são atributos que todo empregador deseja no perfil profissional de seus subordinados. Apesar de ser muito complicado manter a calma em um cenário onde existe tanta cobrança.

Levante-se bem, tome um banho e um belo café da manhã, olhe no espelho e exalte suas qualidades, responda de forma concisa, nunca se omita, olhe nos olhos e não demonstre nenhum traço de nervosismo para o profissional que está na sua frente. Seja direto nas respostas, sem rodeios e evite contar histórias longas.

Na pergunta quem é você, responda de forma calma o que você faz pessoalmente e profissionalmente, não se exalte da forma que pareça que você é um super-herói, mas nesse momento, esqueça seus defeitos, deixe-os de lado.

Um dos quesitos mais importantes da entrevista é a pergunta “Por que você saiu do emprego anterior?”, em momento algum despreze seu antigo emprego, diga o que lhe levou a sair do mesmo, mas sem atacar seu antigo empregador. Essa pergunta é crucial, já que o entrevistador quer analisar o seu caráter usando o artificio do passado.

A pergunta que mais dá nos nervos nas entrevistas é sem duvida a “Por que você deve ser contratado?”, e é ela mesma que faz com que os entrevistados coloquem os pés entre as mãos, já que por ser uma pergunta direta, ela não dá espaços para discursos sob discursos. Para a mesma, você deve ser verdadeiro e direto, ressaltando suas qualidades, como exemplo: “Devo ser contratado, porque posso contribuir para o crescimento da empresa, de forma ética e construtiva”.

Em momento algum tenha medo do entrevistador, demonstre uma confiança fora do comum, mostre suas qualidades de forma direta e verdadeira, se seguir esses passos com certeza você não ficará decepcionado com o resultado da entrevista, sendo ele positivo ou negativo.


Um comentário:

Jéssica Simões disse...

Caramba! Tenho uma amanhã. rs
Bom texto, bem claro e conciso.
O "Por que você deve ser contratado?" É que da mais medo. Sinceridade sempre, mas cuidado na dosagem, pra não parecer narcisista.