quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Assuntos importantes para o Enem


Bom, galera, o ENEM ta ai, e como os dois anos atrás, deixei para os últimos dias para dar uma olhada na matéria ( por isso, só me lasco haha ), estava pesquisando os principais temas e alguns conceitos que devem estar na ponta do lápis ( caneta ) na hora de fazer a prova.

Espero que ajudem vocês de alguma forma, e seguem os assuntos:

Acidente na usina Nuclear de Fukushima: :Acidente nuclear mais grave desde Chernobyl. Aconteceu na cidade de Fukushima no Japão logo depois de um terremoto e um tsunami, os reatores da usina nuclear foram afetados e houve vazamento de substâncias radioativas. O maior problema desse tipo de acidente é a radiação, que pode alcançar centenas de quilômetros, deixando o solo com vestígios radioativos por séculos.

Novo Código Florestal :Em dezembro de 2011 foi aprovado o novo código florestal, que diminui as faixas de preservação que são chamadas de APPs ( Áreas de Preservação Permanente ), o código virou polêmica, e para muitos ativistas, ele um retrocesso em questões ambientais, é importante saber ao menos do que se trata esse novo código.

Rio+20 : A Rio+20 foi uma Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento sustentável realizada entre 13 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro, ela foi uma reunião com o intuito de destacar como o mundo pode crescer econômico e socialmente sem prejudicar o meio ambiente. Escrevi um post sobre a Rio +20 esses dias, segue em “Rio+20 precisa ser mais do que uma reunião.

A força da Internet :Um tema que pode ser pedido no ENEM é a força de união que a internet vem causando nos últimos anos. Ditadores como o tunisiano Zine El Albidine e o egípcio Hosni Mubarak foram depostos por golpes que foram organizados na rede. O tema internet foi abordado na redação do ano passado, é provável que não caia na redação, mas é bom ter uma noção desse tema.

Crise Europeia : A crise europeia é um tema que com certeza irá cair em alguma questão. É importante que você saiba que ela começou desde a crise de 2008, que foi um abalo em toda a economia mundial, a crise de 2008 ocorreu por conta de um abalo na economia estadunidense que aconteceu por um desnível no crédito dos consumidores. Basicamente havia muitos empréstimos sem um controle grande, o que acarretou rombos nos cofres bancários.
Voltando a falar da crise europeia, pode-se dizer que ela aconteceu por vários motivos, entre eles: Muitos servidores públicos com salários astronômicos, muitos aposentados que geraram pouca mão de obra, entre outros. O País mais afetado foi a Grécia, seguido de Portugal e Irlanda.
É importante ressaltar que Alemanha e França vem desde 2009 tentando reequilibrar a economia, mas como sabemos, sem grandes sucessos.

Trinta anos das guerras das Malvinas: A guerra das Malvinas foi um conflito armado entre Argentina e Grã-Bretanha acontecido em 1982. Desde 1883 a ilha das Malvinas é dominada pelos britânicos.
No ano de 82, o ditador argentino Leopoldo Galtieri resolveu invadir a ilha que fica à cerca de 500 km do país, os argentinos acabaram dominando a capital da ilha. Os britânicos em contrapartida enviaram um exército com cerca de 28 mil soldados, e expulsaram os argentinos em menos de dois meses. Margareth Thatcher era a atual primeira-ministra da Grã-Bretanha.
Cristina Kirchner, atual presidente da Argentina foi nesse ano reclamar com a ONU sobre a predominância da ilha, esse protesto pode ter gerado uma tensão entre as duas nações. Esse questionamento da atual líder de estado aliado com o aniversário da guerra das Malvinas pode ser um prato cheio em questões de atualidades.

Efeito Estufa: O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo liberado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Ele serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.

Chuva Ácida :Ela é causada pela emissão de gases a partir da queima de combustíveis fosseis. Ela pode acarretar acidificação de rios e lagos, impossibilitando assim a vida neles, além de prejudicar o solo e pode, em casos extremos, ocasionar doenças pulmonares nos seres humanos.


Vou dar mais uma estudada, e caso eu me aprofunde mais, estarei postando mais coisas aqui, espero que ajudem vocês em algo, grande abraço!


3 comentários:

B. disse...

Muito legal sua iniciativa Del Trejo. O tema 'atualidades' é um empecilho pra mim, as vezes. Por exemplo nem tinha me ligado sobre o fato da Guerra das Malvinas. Valeu pelas dicas, sei que serão úteis.

lipearaujo disse...

Bacana a iniciativa... se todos fizessem assim... melhor jeito de estudar atualidades é lendo.. lendo muito o ano todo.. todo dia.. jornais, revistas, sites... isso te prepara pro ENEM e pra vida...

E nada de deixar pra estudar na última hora hein... rs..

Abraços!

Aline Diedrich disse...

Que legal você escrever sobre isso no blog... E aí, como foi de ENEM?