quinta-feira, 27 de setembro de 2012

De Bicicleta


O jogo estava 1 x 1, Manchester United contra seu rival Manchester City, até que Berbatov pegou a bola no meio, fez tabela com Rooney, deixou com Paul Scholes que tocou de lado para Nani, o meia português cruzou, e Wayne Mark Rooney pegou de primeira, em um lindo lance, uma bicicleta primordial, sem nenhum tipo de chance para o bom arqueiro John Hart.

Hoje estava pensando em escrever algum texto curioso, e por acaso me veio esse lindo gol de Wayne Rooney na cabeça, e me surgiu algumas dúvidas, como surgiu essa linda jogada? Por que se chama bicicleta? E esse post vai esclarecer muita coisa para você meu caro leitor, além de ter sido um prazer imenso tê-lo escrito.

Segue o vídeo que estou dizendo:




Quem inventou?



Segundo o dicionário futebolístico, foi o Diamante Negro, Leônidas da Silva que a inventou, em um jogo no ano de 1932 contra um clube chamado Carioca, Leônidas vestia a camisa do Bonsucesso FC na ocasião.

Só que como patentear uma jogada é difícil, já que é impossível saber quem realmente a fez primeiro, ainda existem algumas dúvidas sobre o verdadeiro inventor dessa jogada clássica. Sempre aparecia alguém que dizia já ter feito tal jogada, mas enfim.

No disse que disse, vamos ficar com Leônidas, vai Leônidas, foi você.


Por que chama Bicicleta?



Esse lance é chamado de bicicleta pelo fato de antes de chutar a bola, o jogador/atleta/amador faz um movimento de pedalada, assim como se estivesse andando de bicicleta.


Quando é de bicicleta?

Uma bicicleta verdadeira é considerada assim de fato, quando o atleta pega a bola em uma posição perfeita, ou seja, totalmente ereto. Além de ter que ser efetuado de forma reta, o atleta/amador deve “pedalar”, que é o movimento de erguer uma perna antes de efetuar o chute com a outra.

Lembra do gol lindo do Rooney? Aquilo não foi bem uma bicicleta, e sim uma meia-bicicleta. Uma bicicleta verdadeira é como fez Eren Derdiyok, quando atuava pelo Bayern Leverkusen, note que foi perfeitamente reta, além de ter sido uma excelente jogada.




Volêio

Volêio é o lance que mais se assemelha à um golpe de Karatê do que qualquer outra coisa, não precisa de grande desenvoltura, basta soltar a perna, nesse lance, não é necessário pedalar, basta apenas girar o pé, assim como fez o ex-volante da seleção brasileira, Edmilson, contra a Costa Rica, na copa de 2002.



Alguns voleios podem ser mais elaborados e plásticos, assim como esse lindo gol de Falcão Garcia, atual matador do Atlético de Madrid.



Puxada

Apesar de ser bem parecido com a bicicleta, os gols de puxadas são um pouco mais discretos, muitas vezes sequer pedaladas tem. Esse gol do Ronaldinho apesar de ser um golaço aço aço, não pode ser classificado como bicicleta, e sim uma bela de uma puxeta.



Derivados

Às vezes vemos gols que não podem ser classificados como bicicleta, nem voleio, nem puxetas, nem porra nenhuma, assim como esse lindo gol pelo campeonato espanhol, isso é o que? Chaleira?


Apesar de ser dificil de classificar, o importante é analisar a plasticidade e beleza do gol, assim como fez o brasileiro Matuzalem, quando atuava pelo Shaktar Donetsk, um belíssimo arremate com toda a criatividade brasileira.



Goleiro também pode?

Estava pesquisando sobre gols bonitos de bicicleta e achei esse. Imagine só, seu time está perdendo o jogo aos 45 do segundo tempo, ai o goleiro sobe para área ( nada mais normal ), até que ele da uma linda, maravilhosa e plástica bicicleta ( ops, meia bicicleta ) ele acerta o gol.

Mas o fato é, foi, e esse vídeo comprova que todos podem fazer, não importa posição ou gênero. Aprecie sem moderação!




E defender o gol? Pode?

Vendo vídeos inusitados, acabei chegando nesse um pouco mais inusitado que o do goleiro artilheiro. Dessa vez o goleiro resolveu salvar a pátria usando esse incrível artificio, e o lance é maravilhoso, assim como um gol ( ta, nem tanto ).



Lindos gols de bicicleta, ou seja o que for

Para fechar o post dessa quinta-feira, vou deixar um vídeo com alguns lindos gols de bicicleta, meia bicicleta, voleio, puxada, ou seja o que for. O que importa, é que são lindos, então aproveitem. Grande Abraço!



4 comentários:

Anônimo disse...

FALTOU GOLS DE BICICLETA DE JOGADORES DAS ANTIGAS COMO: ZICO,
PELÉ, ROMARIO, ZIDANE, BERGKAMP,
RIVALDO, BATISTUTA, CANTONA, CRESPO, ENZO FRANCESCOLI, ZOLA, NAKATA, DJORKAEFF, MARADONA, PUSKAS E MUITOS OUTROS !!!


HJ EM DIA É RARO VER JOGADAS PLÁSTICAS !!

NÃO EXISTEM MAIS GÊNIOS !

O FUTEBOL LITERALMENTE MORREU...

ENZO F. disse...

E QUE GOLAÇO OS GOLS DO MATUZALEM E DO EDMILSON HEIN !!

NEM ME RECORDAVA MAIS !!

2 GRANDES BELOS JOGADORES QUE FORAM ESQUECIDOS PELA MÍDIA BRASILEIRA!

MATUZALEM SEMPRE JOGOU MUITO, É ÍDOLO DA LAZIO E NA MINHA SIMPLES OPINIÃO TEM VAGA CATIVA NA SELEÇÃO DO HIPÓCRITA MANO MENEZES !

reinaldo del trejo disse...

Anônimo Raio ksksk: É verdade, fui meio tolo colocando só gols de jogadores atuais. Desculpa meu erro.
Apesar de não concordar contigo no caso: Não existem mais gênios.
É que o futebol ficou mais duro, mais compacto, mais difícil de um jogador se destacar muito. Mas valeu pelo comentário, volte sempre cara!

reinaldo del trejo disse...

Enzo: Verdade, adorei ambos os gols. Ah, o Edmilson aposentou no Ceará temporada passada, e o Matuzalem ta do lado do Klose ( craque e ético ) na Lázio.
Hum, acho que perderia vaga para o Fred e o L Fabiano, mas ficaria atrás só de ambos mesmo.
Haha, ta parecendo o Raio ksks.
Mas valeu pelo comentário, volte sempre!