terça-feira, 14 de agosto de 2012

#TOP10 Músicas Sertanejas Universitárias e Uma Negação

O Sertanejo universitário é um estilo adaptado do sertanejo de raiz, é comum entre os jovens universitários e é muito ouvido pela nova geração.

Os fãs de sertanejo dizem que sou roqueiro, e os fãs de rock dizem que sou sertanejo, mas longe disso. Nunca escolhi um estilo musical para seguir, eu gosto é de música boa, indo de rock até sertanejo, nunca me estereotipei na música.

Só que eu não gosto de músicas cheias de putarias e letras fúteis como “Tchu Tcha Tcha”, “lelele”, “Ai se eu te pego”, “Camaro Amarelo” e derivados.

Música boa para mim é aquela que tem letra, e esse #TOP10 e uma negação tem como intuito mostrar as minha preferidas desse estilo.


10 – Nuvem Negra – Munhoz e Mariano


Para quem já ouviu “Camaro Amarelo” de Munhoz e Mariano e só essa música, deve achar essa dupla muito fraca, só que a música “Nuvem Negra” é uma prova de que esses jovens de Campo Grande podem fazer uma letra bonita e bem escrita.

“Nuvem Negra” é uma música em que retrata o encontro com o amor e o medo de ficar sem esse sentimento grandioso.


9 – Dupla solidão – Marcos e Belutti

Marcos e Belutti é o típico sertanejo romântico e até um pouco meloso. Em “Dupla Solidão”, a música trata do fim do amor em um relacionamento, com uma letra bacana e um ritmo sintonizado a música ficou melhor ainda.


8 – Inventor dos Amores – Gustavo Lima

Eu particularmente acho o Gustavo Lima muito fraco e com uma voz muito irritante. Só que “Inventor dos Amores” é uma musica fantástica, muito bem escrita e parece ter saído do fundo da alma dele, o compositor.

A música fala de uma pessoa que se apaixonou sem freios por outra, e tem suas duvidas para qual será o desfecho da história, e dentro desses impasses, existe é claro, o sofrimento.


7 – Solidão dando risada – Zé Henrique e Gabriel

Zé Henrique e Gabriel, junto com Conrado e Aleksandro e a extinta dupla Hugo Pena e Gabriel são as minhas duplas sertanejas contemporâneas preferidas.

É uma dupla que tem um estilo parecido com o pop, onde todas suas letras tem começo, meio e fim. Seu estilo é muito gostoso de ser ouvido. Eu particularmente gosto muito.

“Solidão dando risada” ressalta a história de alguém que trocou um relacionamento firme por um sonho, algo sem possibilidades. Em um tom de desabafo a música se desenrola nessa típica musica de “largado”, onde o que lhe resta é a solidão e um copo de vodka.


6 – Vou te amar – Hugo Pena e Gabriel

Hugo Pena e Gabriel foi minha dupla preferida desde que comecei a escutar músicas, suas letras são muito românticas e dinâmicas. Infelizmente ouve o desfecho, e sobraram lembranças e músicas boas como “Vou te amar”.

“Um dia uma cigana leu a minha mão, falou que o destino do meu coração, daria muitas voltas, mas eu ia encontrar você” ( 8 ).

Música incrível, tom incrível, voz incrível, adoro essa música.


5 – Sete Mares – Matheus e Kauan

Não gosto de Matheus e Kauan, só que a música “Sete Mares” une a busca com alguém e o impossível. Muito boa a letra, e acaba mostrando que muitas vezes tentamos fugir de tudo, e mesmo assim, é impossível fugir de sentimentos remoídos em nosso peito.

Repare que somente um da dupla canta e toca violão, o outro se restringe a fazer poses ridículas durante a música ( eu ri ).


4 - Meu coração pede carona – João Neto e Frederico

Agora percebi que todas minhas músicas são destinadas a algo sentimental, mas poxa vida não sou tão instável assim emocionalmente, é que são as letras mais agradáveis. E tirando sertanejo de raiz, os de hoje em dia, quase não tem histórias de vida, onde são feitas crônicas, assim como “O menino da Porteira” e outras.

“Meu coração pede carona” é uma música um pouco possessiva onde fala de alguém que quer estar com seu amor custe o que custar.


3 – Afinal – Conrado e Aleksandro

“Conrado e Aleksandro” é uma das melhores duplas da atualidade, unindo duas vozes afinadas e uma excelente harmonia entre banda e vozes, fora que o perfil de suas músicas são totalmente inteligente e incisiva ( daquelas que pega no calo mesmo ).

“Afinal” conta do que vale tudo se não tiver o amor?

Às vezes tentamos esconder nossas decepções por atos e ações, e no fim, quando jogamos na mesa. De nada adiantou tudo aquilo, já que a única coisa que nos faria verdadeiramente felizes seria o “maldito” amor.


2 – Só de você – Guilherme e Santiago

“E pode o céu desabar e a terra toda tremer
Que eu jamais vou deixar de te amar, te querer
Enquanto a lua brilhar e o sol aparecer
Juro que o meu coração vai ser só de você “( 8 )

Guilherme e Santiago é a dupla que mais se adéqua ao sertanejo antigo, já que o estilo lembra muito a época do “Modão”, e suas letras são sensacionais.

Pode acontecer o que for, que se o amor for de verdade, nada irá impedir que ele seja vivido.

No vídeo acima, as pessoas começando a letra foi de arrepiar.


1 – Do Brasil a Argentina – Hugo Pena e Gabriel

Mais uma vez Hugo Pena e Gabriel figuram o meu #TOP10, dessa vez no topo. Eu considero a “Do Brasil a Argentina” a melhor música de sertanejo universitário por vários fatores, como a letra que lembra muito uma crônica, pelo ritmo, pelo estilo de música e mais ainda pela intensidade da letra.

A intensidade que ela transmite é que não importa as divisas nacionais, estado ou seja o que for. Sempre o sentimento pode superar tudo.


Uma Negação: Ai se eu te pego – Michel Teló

Música ridícula, estúpida e débil mental. Não sei como uma música tão idiota fez tanto sucesso e alcançou mais de 400 milhões de acessos, e pior ainda, no mundo todo.

Deve ser por coisas desse tipo que o sertanejo se tornou tão “odiado” entre várias pessoas.

Lembre-se, o sertanejo universitário não é esse lixo de músicas que tentam impor sexo, flerte e imposição ao capital.

Existem os sertanejos que são inteligentes e na maioria das vezes sentimentais ( como toda a minha lista ).

Se você generalizar o sertanejo estará sendo hipócrita com a música, porque todos os estilos contem lixos e suas boas músicas.


Essa é minha lista. Espero que tenham gostado. Grande abraço!


2 comentários:

Steve Gleidson disse...

Concordo, em todos os estilos musicais existem músicas de qualidade e músicas mediócres.

reinaldo del trejo disse...

Steve -> É verdade, e cabe a nós ouvirmos as boas!

Valeu pelo carinho, volte sempre!