sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Hora da Vet: Noções de Microbiologia Prática

Aula: 03 ( Prática )
Data: 10/08/2012
Matéria: Microbiologia Veterinária
Termo: 2
Professor: José Giometti
Tema: Noções de Microbiologia Prática

Instituição: Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Noções de Microbiologia Prática

Na primeira aula prática de Microbiologia, primeiramente o uso do Jaleco foi ressaltado, sendo ele essencial em um laboratório, já que ele protege tanto de ameaças químicas, quanto de sujeiras nas roupas pessoais.

Nas aulas de Microbiologia as luvas não serão usadas, já que o manuseio com o Bico de Bunsen pode acabar queimando a luva, que poderia acarretar queimaduras de segundo à terceiro grau nas mãos dos alunos.

Todo e qualquer material deve estar esterilizado para evitar o contágio de bactérias, além é claro, para manter a limpeza e individualidade de cada substância.

A organização é fundamental em todo e qualquer meio de trabalho, e o estudo em laboratório não é diferente, já que manter a ordem ajuda na agilidade dos procedimentos laboratoriais.

Existem algumas regras especificas de cada professor, e na matéria de Microbiologia não é diferente, regras como efetuação de relatórios e a exigência de pouca conversa durante a explicação.

Dentro do laboratório, existem alguns equipamentos, como a “Estufa Bacteriológica”, que é um ambiente artificial com temperatura constante e controlada para manter a temperatura ideal para a proliferação de bactéria, que é igual a 36,5 graus Celsius.

Placa de Petri: É um recipiente cilíndrico, achatado de vidro ou plástico, onde os biólogos utilizam para a cultura de bactérias.

Estudar e entender todos os princípios da Medicina Veterinária é importantíssimo, para que os alunos estejam preparados para todos os desafios depois da formatura.


Passos para uma análise: Existem alguns passos fundamentais para uma análise bem sucedida, e são eles:


1 – Colher o Material de Amostra.

2 – Visualização Microscópica e cultivo ( Bactérias ), em condições adequadas.

3 – Inoculação ( vacinação ) em animais experimentais ( Reproduzir a doença ).

4 – Isolar a Bactéria e a amostra do animal.

5 – Antiobiograma ( Efeitos colaterais dos Antibióticos ).


--> Algumas vezes, os passos são restritos por questões financeiras.

--> Todos os passos são feitos para conhecermos a doença, e assim sermos aptos a combatermos esse impasse de forma primordial.


Objetivo das Aulas Práticas

Em todas as matérias, o objetivo das aulas práticas é mostrar como diz o nome, na prática o que foi aprendido na teórica.

Alguns objetivos específicos serão aprendidos nas aulas de microbiologia, como aprender a controlar o crescimento bacteriano, aprender a cultivar as bactérias ( ver as bactérias crescerem e se desenvolverem ).


Para Fixação:


1 – O que é o Bico de Bunsen e qual sua função?

O Bico de Bunsen é um dispositivo que é usado para aquecer substâncias no laboratório, além de ser usado para ajudar na esterilização de alguns materiais.

Ele é feito por um tubo metálico, com furos nas laterais, nele entra o ar, que se mistura com o gás através do tubo de borracha.


2 – Qual a importância da esterilização dos materiais de laboratório?

Esterilizar todos os materiais de laboratório é importante para manter a integridade de cada substância ( não deixar que elas se misturem ), além de evitar a proliferação bacteriana, sendo que a maioria das bactérias morrem com uma temperatura acima de 65 graus Celsius.


O artigo é escrito por um aluno de Medicina Veterinária. Caso tenha alguma reclamação ou opinião. Não se reprima, comente e expresse a sua opinião.


Um comentário:

Ana disse...

Reinaldo valew... nossa gostei mto desses textos sobre as suas aulas, de certa forma me dá mais energia e cuiriosidade para estudar....brigadão....bjs