sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Hora da Vet: Introdução à Microbiologia

Aula: 01
Data: 01/08/2012
Matéria: Microbiologia Veterinária
Termo: 2
Professor: José Giometti
Tema: Introdução à Microbiologia



Olá leitores do Blog Mente Aberta, a partir de hoje vou implementar a “Hora da Vet” que tem como intuito descrever a matéria aprendida em meu curso superior, que é Medicina Veterinária.

É importante ressaltar que todo o texto é escrito por um estudante, por isso, pode ser que as falhas sejam presentes. Sendo assim, quando houver qualquer erro, peço para que comente para que possamos aperfeiçoar sempre o Blog.

Toda vez que eu escrever é como se eu tivesse escrito no mesmo dia, já que é um resumo da aula dada pelo professor.

Sem mais rodeios, vamos para a matéria do dia 01/08/2012.


Introdução à Microbiologia

Na aula de hoje, o professor de Microbiologia enfatizou algumas coisas básicas sobre a profissão de Medicina Veterinária.

Como o Aspecto Econômico, ressaltando que quando algum proprietário tem qualquer que seja a criação de animais de pequeno ou grande porte, ele tem como objetivo o lucro.

Outro setor importantíssimo na lida veterinária é a parte administrativa, sendo que é importante manter uma fazenda funcionando, especificando quesitos básicos como ração, vacinas e etc.

Saúde Animal é outro quesito importante na área veterinária. Já que manter a saúde intacta de um ser é essencial para sua sobrevivência e possíveis retornos financeiros ou pessoais.

O professor também comentou sobre um surto de fazendas na década de 80. Onde muitas cabeças de gado vieram à óbito por falta de instrução e medidas que só um especialista em veterinária poderia detectar.

Muitos fazendeiros do período simplesmente deixaram os pastos florearem e esperavam o lucro cair do céu, sem se preocupar com a qualidade do alimento, muito menos com a integridade física de seu rebanho.

Esse impasse ajudou muito na lida com gado em nosso país, já que a partir desse grande problema que a criação de bovinos passou a ser levada a sério, e assim, os veterinários passaram a ser mais consultados, gerando assim uma redemocratização na lida com essa espécie tão importante no mercado brasileiro.

O Filósofo Malthus foi comentado pelo Professor e Dr. José Giometti, a teoria diz que a população humana na face da Terra duplica a cada 25 anos. E o crescimento alimentício não é capaz de suprir a necessidade mundial.

Depois disso, o professor comentou sobre os desperdícios de alimentos, sejam por transportes inadequados ou até mesmo com o boicote do Mercado para manter a alta dos preços dos alimentos.

Houve alguns comentários sobre a importância do álcool. Sendo negativo pelo fato de o Brasil estar importando álcool dos Estados Unidos, logo nosso país que é um exímio produtor.

Ele comentou que o povo brasileiro é muito fraco para escolher os nossos representantes políticos, ele destacou que o resultado disso é um desinteresse pela defasada política. Algo deveria ser feito, caso contrário nosso país estaria em maus lençóis.

Definiu rapidamente a Microbiologia Veterinária como idêntica à Microbiologia Humana. E finalizou dizendo que é os estudos dos microrganismos, sendo eles somente visíveis a Microscópio.

Eles estão nos seguintes grupos: Bactérias, Fungos, Vírus, Protozoários, Algas Unicelulares, Viróides e Prions.

Essa primeira aula foi muito mais filosófica do que informativa. Uma aula extremamente leve, assim como deveria ser no primeiro dia de aula. Gostei da maneira que o professor se expressa, ele tem uma alta qualidade oratória, além de parecer ser muito entendedor do assunto.


Para Fixação

1 – O que é Vigilância Sanitária? E qual o seu papel?

A Vigilância Sanitária é a maneira em que o governo encontrou de manter a integridade física humana intacta. Mantendo uma vigilância sobre todo e qualquer tipo de meio nocivo ao ser humano.

A importância da Vigilância Sanitária é proteger os seres humanos de doenças infecciosas que podem prejudicar os seres humanos e outros animais.

Na Medicina Veterinária ela é crucial para um manejo correto, não importando o tipo de animal, sendo que a saúde tem que ser sempre preservada.

2 – O que é Brachiária? Quais seus males para os bovinos?

Brachiária é uma espécie de grama, vinda da África. Ela é considerada uma espécie invasora, já que impede o desenvolvimento de outras espécies de gramas.

O maior problema da Brachiária para os bovinos é que ela é um tipo de grama que não tem todos os nutrientes que um animal precisa. O que pode causar uma série de problemas que vão desde a anorexia até a quebra na produção leiteira, entre outras doenças.

3 – Qual a importância do sal mineral para o gado? Quais seus nutrientes?

A importância do sal mineral para o gado é que o sal pode proporcionar fibras, proteínas, energia e vitaminas que os animais precisam, equilibrando assim a necessidade que seu organismo precisa.

4 – Quem é Malthus? E o que ele dizia?

Thomas Robert Malthus foi um economista britânico que faleceu em 1834. Ele é considerado o pai da demografia por ter uma teoria que dizia que a população mundial duplica à cada 25 anos. Essa teoria é conhecida como Malthusianismo.

Essa teoria revolucionária dizia que em alguns séculos, os produtos alimentícios não seriam capazes de suprir a necessidade humana.

5 – O que são Microrganismos?

Os Microrganismos são organismos unicelulares que só podem ser vistos por microscópio. Incluem os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas unicelulares e algumas formas de fungos.

6 – Quem foi Cabrera? E por que ele foi deposto?

Antônio Cabrera Mano Filho foi o ministro da Agricultura entre 1990 e 1992. Foi deposto por tentar colocar em prática a inspeção revigorosa no ramo frigorifico. Segundo ele, a inspeção deveria ser mais rigorosa para os consumidores saberem o que estão comendo.


Bom gente, esse é o resumo da primeira aula. Espero que tenham gostado!

Grande abraço!


O artigo é escrito por um aluno de Medicina Veterinária. Caso tenha alguma reclamação ou opinião. Não se reprima, comente expresse a sua opinião.

Nenhum comentário: