segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Hora da Vet: Introdução à Ciências Humanas & Sociais

Aula: 01
Data: 06/08/2012
Matéria: Ciências Humanas e Sociais
Termo: 2
Professor: Lorayne Garcia Ueocka
Tema: Introdução à Ciências Humanas e Sociais
Instituição: Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE


Introdução de Ciências Humanas & Sociais

Hoje a aula de “Ciências Humanas e Sociais” foi extremamente tranquila e sem nenhuma matéria extensa.

A professora começou a aula citando que é compromisso de todos os seres humanos cumprirem o papel de cidadãos que vai desde escolher um bom representante na política até lutar por mudanças dentro de uma nação.

O descaso e indiferença é o pior inimigo de uma sociedade organizada, já que ele só ocasionará falta de responsabilidade e um país fraco culturalmente e socialmente.

Nunca em nosso país o estudo esteve tão acessível, existindo meios que disponibilizam educação básica e superior para todas as camadas sociais. Programas como Prouni, Fies e Sisu.

Há cerca de quarenta anos a educação era extremamente diferente da contemporânea, já que existiam vários impasses que dificultavam o crescimento pessoal dos brasileiros. A falta de contato com a informação era notável, dificuldade essa superada com o avanço da Internet.

O mundo não é como eu ou você quer, ele é da maneira que é por inúmeras mudanças durante os anos, onde várias políticas foram feitas para tentar auxiliar na maioria populacional. Como diz o ditado, é impossível agradar a gregos e troianos, sendo assim, nunca dará para fazer políticas em que beneficiem todas as camadas sociais.

Existem várias diferenças culturais que fazem o mundo ser como ele é, como religiões, credos e etnias. Muitas vezes o “desconhecido” acaba nos assustando, o que pode ocasionar algumas desavenças.

Muitos aspectos podem diferenciar país A de país B, como exemplo Cultura, Classes Sociais, Economia e IDH. Muitas vezes podem existir distorções de resultados, já que a considerada “riqueza” pode ser algo para ser analisado e não concretizado.

Com as diversas mudanças do quadro curricular no Brasil, foi estabelecido que todos os cursos de nível superior deverão estudar a história africana e Indígena. Povos que tem ascensão direta com a história brasileira.

O Curso de Medicina Veterinária da UNOESTE é um dos cursos que cobram mais horários extras curriculares, sendo cobrada cerca de duzentas horas para poder ocorrer a conclusão do Curso.

Desde antes de 1500, o mundo passava por uma faísca de globalização, onde Portugal vendia para a Holanda a cana que refinava essa especiaria e distribuía por todo o continente europeu.

A Globalização é um dos processos de integração econômica, que tem como intuito a união global por necessidades capitalistas.

Um dos quesitos estudados nas “Ciências Humanas e Sociais” é o quesito da violência urbana, que são ataques contra a ordem pública onde a violência é exprimida para pessoas consideradas inocentes, casos como roubos, furtos e assassinatos.

A violência urbana é um dos quesitos que mais afetam o desenvolvimento de um país, já que ela acarreta medo em toda a população, e uma sociedade com o medo presente, o desenvolvimento se torna mais falho e débil.

Em 2014 o Brasil receberá o maior evento futebolístico de todo o mundo, e dois anos passados, receberá o maior evento esportivo. Isso para um país sem infraestrutura alguma para receber eventos dessa imensidão, sendo que nossa pátria tem muitos aspectos que precisam de investimento, como educação, saúde, meios de locomoção e segurança pública.

Receber eventos importantes é muito bacana, se tivéssemos um país digno. Só que infelizmente as pessoas podem morrer de fome, sem educação e muito menos saúde. Mas se o Brasil for hexa, tá tudo certo. Parece loucura, mas é assim que a grande massa verde-amarela pensa.


Não se segue Dogmas nas “Ciências Humanas e Sociais”

Dogma é um tipo de verdade “absoluta”, criada pelo homem com o intuito de desvendar os mistérios da vida. As maiorias dos Dogmas estão ligados com crenças religiosas.

A matéria de “Ciências Humanas e Sociais” não tem como objetivo estabelecer verdades absolutas e sim ocasionar inúmeras discussões para que aos poucos os alunos e professores cheguem a um consenso.

A subjetividade tem que ser sempre destacada, assim como em todas as matérias humanas.


Finalizando

A professora concluiu dizendo que muitos seres humanos são capitalistas, mas nunca podendo generalizar, já que existem aqueles que fazem seus atos com intuitos sociais.

Na idade média não era permitido o estudo do ser humano, sendo considerado pela igreja católica uma invasão pessoal.

Inúmeros filósofos e escritores na idade antiga eram contra a igreja e acabavam sendo caçados. Um exemplo clássico foi Galileu Galilei que era contra a ideia religiosa que dizia que o Sol rodava entorno da Terra, e sim o Contrário.

Na época, todos achavam que a Terra era o centro do Universo por ideais religiosos, e quem era contra essa ideia era caçado. Galileu teve que pedir desculpas para a igreja católica para não ser queimado vivo.

A aula começou a ser finalizada com o por que de os marcianos serem caracterizados como verdes e diferentes dos seres humanos. Muitas vezes acabamos nos levando por uma “meia verdade” inventada, e acreditamos que aquilo é o certo, acabamos mesmo que sem querer enterrando o nosso racional.

Acabei pesquisando o por que de os marcianos serem descritos como seres verdes, e cheguei a conclusão que tudo foi cópia do sucesso de Tarzan, criado em 1911 pelo escritor Edgar Rice Burroghs. Na época, os cientistas acreditavam de pé junto que a teoria de Edgar poderia ser verídica, mas até hoje nenhuma prova conclusiva de vida fora da Terra foi encontrada.

É claro que deve existir, já que o Universo é “infinito” e está em expansão, e seria muita ambição acharmos que estamos sós nessa imensidão, mas até hoje não existem provas para comprovar tal teoria.


Divisão das Classes sociais Brasileiras

Segue abaixo o quadro em que divide as classes brasileiras de A até E.

A diferença salarial em nosso país é muito gritante, onde poucos ganham muito e muitos ganham pouco.

Existem inúmeras diferenças em nossa pátria que serão analisadas nessa filosófica matéria assim como o crescimento da Classe Média.


Para Fixação

1 – O que é globalização? E qual o seu papel?

Globalização é um processo de integração econômica, cultura e social. Onde os países proporcionam um tipo de pacto para união e integração global.

O papel da globalização é facilitar o comércio entre todas as nações.


2 – O que é o projeto Ciências sem Fronteiras?

O Projeto Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal, que tem como objetivo consolidar e expandir os universitários brasileiros para todo o globo.


3 – O que são os Direitos Humanos?

Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.


4 – O que é o ENADE?

O ENADE é um tipo de prova onde são cobrados todos os conteúdos previstos para os cursos universitários, analisando assim o desempenho de cada instituição.


5 – O que é a Lei Maria da Penha?

A lei Maria da Penha é uma lei que tem como objetivo manter a integridade física da mulher contra agressões familiares e domiciliares.


Bom gente, esse é o resumo da aula da Terça-Feira, espero que tenham gostado!

Grande abraço!


O artigo é escrito por um aluno de Medicina Veterinária. Caso tenha alguma reclamação ou opinião. Não se reprima, comente expresse a sua opinião.

Nenhum comentário: