quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Hora da Vet: Introdução à Ciências do Ambiente

Aula: 01
Data: 06/08/2012
Matéria: Ciências do Ambiente
Termo: 2
Professor: Patricia Reiners Carvalho
Tema: Introdução à Ciências do Ambiente
Instituição: Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE


Introdução à Ciências do Ambiente

A aula de “Ciências do Ambiente” tem como objetivo destacar vários temas da Ecologia em si, que é a ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente.

Todos temos a necessidade de preservar o meio ambiente, já que vivemos nesse meio e não passa de nossa obrigação mantê-lo intacto.

Existem várias legislações e normas técnicas que tem como intuito proteger o ambiente de várias interações humanas, que na maioria das vezes são agressivas.

Depois de uma rápida definição de “Ciências do Ambiente”, a professora passou para a sala uma interessante carta de um chefe indígena para o presidente estadunidense do ano de 1854, e nos pediu para responder as questões depois do texto.

Segue o texto:


Carta do Chefe Seattle – 1854


“O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo.”

Este documento – do mais belos e profundos pronunciamentos já feitos a respeito da defesa do meio ambiente – vem sendo intensamente divulgado pela ONU ( Organização das Nações Unidas ).

É uma carta escrita, em 1854, pelo chefe Seattle ao presidente dos EUA, Franklin Pierce, quando este propôs comprar grande parte das terras de sua tribo, oferecendo, em contrapartida, a concessão de um outra “reserva”.

Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra?

Essa ideia nos parece estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los?

Cada pedaço desta terra é sagrado para o meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência do meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho. Os mortos do homem branco esquecem sua terra de origem quando vão caminhar entre as estrelas.

Nossos mortos jamais esquecem esta bela terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos. Os picos rochosos, os sucos úmidos nas campinas, o calor do corpo do potro, e o homem - todos pertencem a mesma família.

Portanto, quando o Grande Chefe em Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, pede muito de nós. O Grande Chefe diz que nos reservará um lugar onde possamos viver satisfeitos. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Portanto, nós vamos considerar sua oferta de comprar nossa terra.

Mas isso não será fácil. Esta terra é sagrada para nós. Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.

O murmúrio das águas é a voz dos meus ancestrais. Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos, e seus também. E, portanto,vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.

Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Uma porção de terra, para ele, tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem a noite e extrai da terra aquilo que necessita. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e quando ele a conquista, prossegue seu caminho. Deixa pra trás os túmulos de seus antepassados e não se incomoda.Rapta da terra aquilo que seria de seus filhos e não se importa. A sepultura de seu pai e os direitos de seus filhos são esquecidos. Trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como coisas que possam ser compradas, saqueadas, vendidas como carneiros ou enfeites coloridos. Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto.

Eu não sei, nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. Não há um lugar quieto nas cidades do homem branco. Nenhum lugar onde se possa ouvir o desabrochar de folhas a primavera ou o bater das asas de um inseto. Mas talvez seja porque eu sou um selvagem e não compreendo. O ruído parece somente insultar os ouvidos.

E o que resta da vida se um homem não pode ouvir um choro solitário de uma ave ou o debate dos sapos ao redor de uma lagoa, a noite? eu sou um homem vermelho e não compreendo. O índio prefere o suave murmúrio do vento encrespando a face do lago, e o próprio vento, limpo por uma chuva diurna ou perfumado pelos pinheiros.

O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro - o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira. Como um homem agonizante há vários dias, é insensível ao mau cheiro. Mas se vendermos nossa terra ao homem branco, ele deve lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar compartilha seu espírito com toda vida que mantém. O vento que deu a nosso avô seu primeiro inspirar também recebi seu último suspiro. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem mantê-la intacta e sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco possa ir saborear o vento açucarado pelas flores dos prados.

Portanto, vamos meditar sobre sua oferta de comprar nossa terra. Se decidirmos aceitar, imporei uma condição: o homem branco deve tratar os animais desta terra como seus irmãos. Sou um selvagem e não compreendo qualquer outra forma de agir. Vi um milhar de búfalos apodrecendo na planície, abandonados pelo homem branco que os alvejou de um trem ao passar. Eu sou um selvagem e não compreendo como é que o fumegante cavalo de ferro pode ser mais importante que o búfalo, que sacrificamos somente para permanecer vivos.

O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontece com o homem. Há uma ligação em tudo.

Vocês devem ensinar as suas crianças que o solo a seus pés, é a cinza de nossos avós. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que ela foi enriquecida com as vidas de nosso povo. Ensinem as suas crianças, o que ensinamos as nossas, que a terra é nossa mãe. Tudo que acontecer a terra, acontecerá aos seus filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos.

Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence a terra.

Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo.

Mas quando de sua desaparição, vocês brilharão intensamente, iluminados pela força do Deus que os trouxe a esta terra e por alguma razão especial lhes deu o domínio sobre a terra e sobre o homem vermelho. Este destino é um mistério para nós, pois não compreendemos que todos os búfalos sejam exterminados, os cavalos bravios sejam todos domados, os recantos secretos da floresta densa impregnados do cheiro de muitos homens, e a visão dos morros obstruída por fios que falam.

Onde está o arvoredo? Desapareceu.

Onde está a águia? Desapareceu.

É o final da vida e o início da sobrevivência.


Depois desse texto, foi pedido algumas questões, que eram as seguintes:


1 – Selecione trechos da carta escrita pelo índio Seattle em que ficam registradas suas preocupações quanto ao despreparo do homem branco:

• Para lidar com a terra;


R: O trecho que eu escolhi foi o seguinte: “Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Uma porção da terra, para ele, tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem à noite e extrai da terra aquilo de que necessita. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e quando ele a conquista, prossegue seu caminho.”

Esse trecho demonstra que o “homem branco” não dá o mínimo valor para a terra, a não ser pelo valor capital. Diferente dos índios, que as consideram como um ente querido.


• Em relação ao respeito por outros animais;

R: “Vi um milhar de búfalos apodrecendo na planície, abandonados pelo homem branco que o alvejou de um trem ao passar. Eu sou um selvagem e não compreendo como é que o fumegante cavalo de ferro pode ser mais importante que o búfalo, que sacrificamos somente para permanecermos vivos.”

Fatos históricos relatam que os antigos ferreiros dos Estados Unidos praticavam tiros contra todas as espécies de animais apenas por diversão. E os índios sempre condenaram demais essa barbaridade.


• Para entender a importância da preservação da qualidade do ar. R: “Mas se vendermos nossa terra ao homem branco, ele deve lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar compartilha seu espírito com toda a vida que mantém. O vento que deu a nosso avô seu primeiro aspirar também recebe seu ultimo suspiro. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem mantê-la intacta e sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco possa ir saborear o vento açucarado pelas flores dos prados.”

Esse trecho mostra que os índios gostariam muito que os brancos preservassem a história que percorreu as terras que pertenciam a eles.


2 – A que conceito, está ligado a seguinte frase da carta: “...a terra não pertence ao homem; o homem pertence a terra: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo”

Nessa questão, a professora pediu para sugerirmos uma palavra, eis que surgiram as seguintes:

R: Vida, Origem, União, Respeito, Valores, Interdependência e Filho.

Cada palavra tem uma função especifica para definir essa frase, que tem como intuito dizer que apesar dos pesares todo o mundo está interligado entre si.

3 – Comente a seguinte frase da referida carta: “Contaminem sua cama, e uma noite serão sufocados pelos próprios dejetos.”

R: Essa frase tem como objetivo destacar que todos os nossos atos nesse mundo irá gerar uma consequência. E se forem atos negativos, as consequências serão equivalentes aos mesmos.


Para Fixação


1 – O que é Ecologia?

Ecologia é a ciência que estuda a interação entre os seres vivos com o meio ambiente. Na ecologia é analisada as distribuição de seres vivos e suas interações em diferentes tipos de ambiente.


2 – O que é Seiva?

Seiva é bruscamente falando o “sangue” das plantas. É aquele líquido que circula por todo o corpo da mesma. Na “Botânica”, existem dois tipos de seiva, que são as Brutas e as elaboradas. A Seiva Bruta é aquela seiva que vem direto da raiz, é a”seiva natural”. Já a Seiva Elaborada é distribuída pelo corpo da planta, que acaba formando glicose a partir da Fotossíntese.


3 – O que são Normas Técnicas?

Normas técnicas são normas especificas para cada tipo de função ou equipamento. A maioria das normas técnicas são interligadas com normas judiciais, ou seja, respeitar esse tipo de norma é uma maneira de evitar problemas com a legislação.


Bom gente, esse é meu resumo sobre a primeira aula de “Ciências do Ambiente”, espero que tenham gostado. Grande abraço.


O artigo é escrito por um aluno de Medicina Veterinária. Caso tenha alguma reclamação ou opinião. Não se reprima, comente expresse a sua opinião.

Nenhum comentário: