domingo, 12 de agosto de 2012

Hora da Vet: Introdução à Biofísica

Aula: 01
Data: 07/08/2012
Matéria: Biofísica
Termo: 2
Professor: Hermann Bremer Neto
Tema: Introdução à Biofísica
Instituição: Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE


Introdução à Biofísica

Na primeira aula de Biofísica, o professor começou destacando que o objetivo principal da matéria é juntar a Biologia com a Física, unindo assim essas duas importantes matérias.

Nas aulas práticas, o uso do Jaleco é obrigatório para manter a integridade física dos alunos intactas.

Usar o Jaleco fora do laboratório é proibido, sendo que o seu uso poder acabar contaminando o ambiente exterior.

A membrana plasmática será estudada com o intuito de interligarmos ela com o meio de transporte dentro da célula.

Os solutos e solventes também serão analisados. Basicamente, a água é o solvente universal e existem diversos solutos, como os carboidratos, lipídeos e proteínas.

A cadeia respiratória é uma das etapas da respiração celular, essa etapa ocorre nas mitocôndrias. Esse assunto também será estudado.

O Sódio é importante fora da célula para ajudar no metabolismo, mas seu uso em excesso pode acarretar diversos problemas.

Cada curso de substâncias tem uma área especifica no percurso no organismo animal e humano.

As mais importantes células que são a hepática e a renal também serão analisadas.

Na matéria de Biofísica, estudaremos também a função da membrana plasmática com nosso cotidiano e o balanceamento correto dos alimentos.

Os compartimentos de fluídos de alimentos são os líquidos que são divididos entre líquido extracelular e intracelular. O liquido extracelular é todo liquido que se encontra no exterior das células, ajudando a compor o organismo celular. Já o liquido intracelular é todo aquele liquido dentro da célula, ele chega a corresponder 40% do peso corpóreo de um ser humano adulto.


Bioeletrogênese

Bioletogênese é uma palavra formada por Organismo Vivo ( BIO ), Eletricidade ( ELETRO ) e Criação ( Gênese ).

Basicamente é o estimulo que o meio ambiente encontra para se manter ativo.

Um exemplo claro é quando a luz bate em nosso globo ocular e as células sensitivas acabam trabalhando com o cérebro, que acaba gerando as imagens.


Sinapse

A sinapse é o estimulo que o cérebro exerce para o corpo para que o mesmo efetue os movimentos a partir das Junções Neuromusculares.


Para Fixação

1 – O que o uso do Jaleco fora do laboratório pode ocasionar?

O Jaleco é um meio de proteção que os alunos da área da saúde usam para evitar contaminação de bactérias, vírus, fungos e até para proteger suas roupas pessoais.

Acontece que muitas vezes, alunos e profissionais acabam usando esse EPI ( Equipamento de Proteção Individual ) fora do meio que lhe convém, não importando quais sejam os motivos, muitas vezes, apenas para massagear o ego e dizer: “Sou estudante de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Veterinária, etc” e acabam se esquecendo que estão pisando em cima da profissão que almejam, colocando em risco a saúde das outras pessoas, sendo isso intolerável na área da saúde.

O risco de contaminação pelo Jaleco é enorme, já que o laboratório e áreas de trabalho são infestados por substancias que podem ocasionar doenças e infestações.

Por isso, é seu dever guardar o seu jaleco assim que você sair do laboratório, porque poderá estar colocando em risco a saúde do mundo exterior do seu meio de trabalho.

E para quem não usa jaleco e vê alguém na rua usando esse utensílio, reprima-o e diga que essa prática é ilegal e imoral.

Esse assunto tem muito pano pra manga e mais pra frente vou destacar mais ele. Leiam um artigo da UFRJ que enfatiza muito esse assunto, caso tenha interesse: http://www.ccs.ufrj.br/arquivos/biosseguranca/olhar_vital_abril.pdf


2 – O que é Membrana Plasmática? Qual o seu papel dentro da célula?

A membrana plasmática é a estrutura que delimita as fronteiras da célula viva, tanto as células procarióticas, quanto as eucarióticas, delimitando o meio intra e extracelular, sendo constituídas quase sempre por fosfolipídeos e proteínas em proporções diversas.

A Membrana Plasmática tem diversas funções, como a de delimitar a célula, compactar as moléculas, traduzir os estímulos exteriores para dentro da célula e ajuda em funções biológicas do organismo.


3 – O que o consumo exagerado de sal pode acarretar?

O sal contém sódio, e ele é importantíssimo para nosso organismo, já que é a partir do sódio que nossas células ficam em movimento, além de inúmeros bens que ele pode trazer.

Só que acontece que muitos seres humanos acabam abusando do uso do sal, e como sabemos, tudo em excesso pode fazer mal, e com o sal não é diferente.

O uso exagerado de sal pode acarretar hipertensão, vamos pensar nossos vasos sanguíneos como uma mangueira, e quanto mais sal ingerimos, vai apertando essa mangueira, e com o tempo, esse aperto ficará de tal forma que quem vai sofrer, será nosso cérebro, e o sal em excesso pode ocasionar derrames cerebrais.

Outro grave problema do sal em excesso é a cegueira, já que a ingestão em altas quantidades de sódio pode ocasionar catarata e sucessivamente o fim da visão. Isso porque o consumo abusivo impede a manutenção da pressão osmótica entre as células oculares.

O problema do sal não é de imediato, mas sim com o tempo. Por isso é importante que cuidemos de nossa saúde desde já para evitarmos ao máximo esses problemas futuros.


Esse é o resumo da primeira aula de Biofísica. Abraços!


O artigo é escrito por um aluno de Medicina Veterinária. Caso tenha alguma reclamação ou opinião. Não se reprima, comente expresse a sua opinião.


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bacana seu blog! Tb faço veterinária é estarei sempre por aqui. Abraço