domingo, 12 de agosto de 2012

Dia dos Pais

Hoje é dia dos pais, pode ser um dia como qualquer outro, afinal, como podemos destacar uma data somente para uma pessoa tão importante em nossas vidas? Sabe aquela frase praxe e até sem nexo em que diz que todo dia é dia dos pais? Hoje eu poderia usá-la e ressaltar que é muita bobeira ter dias comemorativos.

Mas não, com o passar dos tempos fui percebendo que a cada dia que passa, nossa agenda fica mais lotada e sem um espaço para darmos tanto valor para aqueles que realmente merecem. Pessoas especiais em nossas vidas como pai, mãe e até a data do Natal para unirmos a família é essencial para ressaltamos aqueles que realmente importam.

Esses dias servem para refletirmos que no fundo, não estamos sós e dizer que estamos seria hipocrisia. Tem pessoas que rezam por nós, que lutam pelos nossos sonhos muitas vezes até mais do que a gente.

O pai é aquela pessoa que vai te ensinar o certo e o errado, vai te ensinar a levantar a cabeça quando todos acharem que você é um lixo, é aquele que vai lutar por seus filhos com unhas e dentes. É aquele que morreria por você sem pensar duas vezes, ou melhor, sem sequer pensar. É instintivo.

O papel do pai é diferente do da mãe. Enquanto a mãe mostra todo o lado sentimental da vida, o pai lhe mostra a realidade crua e nua, não para assustar os filhos e sim para mostrar que temos que nos preparar para esse mundo, que não passa de uma selva de atrocidades.

Ele vai te dizer: “Seja bom, mas não idiota”, “Lute com honra, mas não deixe ninguém pisar em cima de você”, “Encontre um amor, mas escolha bem”, “Eu sei que o sonho é importante, mas se estruturar também é”, “Quando cair, levante-se e erga a cabeça”, “Amaldiçoe seus inimigos de uma forma que eles fiquem sem reação”. Entre inúmeras frases marcantes.

Pai é aquele herói que não usa capa, que não usa mascara. Que vai para o céu sem poder voar e que dá a cara à tapa. Pai é aquele “Duro de Matar”, em que vai lutar pelo seu mundo, que vai lutar por você sem pedir nada em troca.

Eu particularmente fiquei emocionado ao escrever essas linhas, porque apesar de amar tanto meu pai. Eu nunca lhe disse isso. Eu o amo, tenho certeza disso, só que de alguma forma eu não consigo expressar isso com palavras.

Um simples “Eu te amo” poderia significar tudo não é? Talvez você me questione e diga : “Poxa, é só dizer”. Mas o amor que tenho por meu pai vai muito além de palavras, e creio que minhas atitudes reflitam esse sentimento. Além de para mim, dizer eu te amo é uma das coisas mais complicadas do mundo, de alguma forma eu acabo me sentindo fraco por expressar esse nobre sentimento.

Mas que eu o amo, eu amo. Pai, dedico esse Post para ti, você que me ensinou o certo. Você que me ensinou a nunca desistir. Você que me ensinou que a vida vai me surrar inúmeras vezes, mas serei recompensado algum dia pelo esforço. Você que me ensinou que é melhor morrer pobre com honra do que rico desonroso.

Entre inúmeras passagens, talvez se eu for um bom homem, grande parcela da “culpa” é tua. Sem mais.


Um comentário:

@carlosmagno_ecb disse...

Parabéns a todos os pais ^^