sexta-feira, 20 de julho de 2012

Um pouco sobre Astrologia



Toda vez depois do almoço quando estava na faculdade, eu me encaminhava para a biblioteca que é o lugar mais tranquilo de toda a instituição. E lá tem diversos jornais, eu sempre lia algum e por acaso acabava dando uma olhando no Horóscopo, eu nunca acreditei nessas coisas, só de alguma forma eu observava aquilo como se isso fosse mudar a minha vida. Então resolvi pesquisar sobre a Astrologia e escrever aqui o que eu achei. Espero que gostem do post, e me desculpem minha maneira cética de escrever.

Astrologia é o estudo dos astros, onde segundo ela, a posição das estrelas podem acabar influenciando no caráter das pessoas.

A ciência julga a Astrologia como uma “pseudociência” ou simplesmente “superstição”, sendo que em nenhum momento um astrólogo conseguiu confirmar de forma concreta o real poder dos astros.

A astrologia vem andando junto com o ser humano há muito tempo, desde os mercenários escandinavos que só invadiam vilarejos em noite de lua cheia, acreditando que nesse dia, o derramamento de sangue inocente seria perdoado pelo grandioso deus dos deuses Odín. Ou até mesmo na cultura brasileira que diz que só pode engravidar em determinada estação do ano e assim por diante.

Muitos astrólogos dizem que a posição das estrelas, lua e afins podem ocasionar um dia bom ou ruim. E uma pessoa nascida em determinada época podem ter tendências emocionais e de caráter.

Vou fazer o teste comigo mesmo agora, sou de escorpião e vamos ver se me encaixo com o perfil de um escorpiano.

Achei vários artigos na net e vou colar o começo de um e dar a minha análise sobre tal:

“São pessoas que precisam: Sinceridade nos relacionamentos, intensidade emocional, envolver-se em situações que as entusiasmem, um projeto para submeter toda sua energia de vida, bastante atividade sexual para mantê-las relaxadas, um e outro conflito de vez em quando.

Na melhor das hipóteses são: De grande coração, vigorosas, envolvidas com a vida, indomáveis, verdadeiras, entusiastas, apaixonadas, perspicazes, de vontade firme e sincera, não desanimam com facilidade, de rápida recuperação ante as adversidades.

Na pior das hipóteses são: Agressivas, implacáveis, intolerantes, fanáticas, ressentidas, cheias de suspeitas, intratáveis, tempestuosas, taciturnas, vingativas, em constante estado de crise. ”

Fonte: http://astral.netsaber.com.br/index.php?c=221

Vamos lá, sinceridade em relacionamentos todos precisam, intensidade emocional, bom, algumas vezes. A de entusiasmo é bem difícil,existem dias que to cheio de vontade e outros que não quero fazer nada. Projeto de vida? Claro, todos precisam, não só de escorpião não é mesmo? Sobre atividade sexual deve ser verdade, me masturbo pra caralho. Conflitos todos temos.

Tenho todas as características acima, menos o de rápida recuperação, sou uma pessoa meio sentida em relação a isso.

Sobre os pontos negativos, não sou agressivo, implacável sou um pouco. Intolerante não, sou uma pessoa bem aberta. Fanatismo? HAHA...Passou longe. Talvez eu seja um pouco ressentido. Não suspeito de quem eu confio, e para ter minha amizade ou coisa do tipo, precisa primeiro da minha confiança. Os outros adjetivos passam longe. E sou um pouco conturbado comigo mesmo.

É, pelo visto, a visão astróloga fala boa parte da minha personalidade, só que isso não é o suficiente para me convencer. Qualquer pessoa pode ser julgada por esses mesmos adjetivos e defeitos.

Digamos, mesmo que uma pessoa não seja de grande coração, ela se sente de grande coração. Verdade, vontade e outros adjetivos são difíceis de serem analisados.

E o que falar dos defeitos? Todos temos um pouco de agressividade, ressentimentos e crises existenciais, ou seja, isso não concluiu absolutamente nada.

Tudo bem, bora continuar com o post.

Para se analisar uma posição astrológica que resultará em um possível evento auspicioso ou não auspicioso é levado em consideração a posição dos corpos celestes em relação ao signo do zodíaco, o cálculo das dignidades astrológicas, a posição nas casas astrológicas ( casas dos signos e planetas) e também os aspectos dos corpos celestes.

A maneira de ser analisado o Horóscopo muda muito, principalmente pela parte Oriental e Ocidental do mundo.

O Horóscopo Oriental contém muito mais animais de referencia, sendo respeitado o signo do zodíaco chinês. É mais complexo também pela maior antiguidade histórica do Oriente. Vou escrever sobre o Zodíaco Chinês mais para frente.

O fato é que existem vários astrólogos que lutam pela justificação cientifica da Astrologia, tentando impor estatísticas completas sobre caráter e “destino” desenhado.

Muitas pessoas acreditam que a Astrologia gira entorno do Horóscopo ( eu, retardado, antes de ler um pouco. Acreditava), só que ela é um amontoado de estudos sobre as constelações e as formações lunares.

Um dos pretextos mais utilizados pelos estudiosos é que como a Lua pode influenciar no movimento das marés, ela também poderia mudar o caráter das pessoas.

A verdade é que tudo pode ser mitológico ou não. Na mitologia Nórdica, quando a lua está vermelha, é um sinal de que houve sangue derramado em Hasgard.

E na ciência, estudos do Australian Medical Journal relataram que as pessoas ficam cerca de 60% mais agressivas em dias de lua cheia. Esse estudo foi baseado na análise de pacientes em um Hospital.

E se tanto mitológico quanto cientifico, a lua pode mudar um pouco a agressividade das pessoas. Talvez ela possa mudar alguma coisa a mais. Pode ser que sim, mas até hoje, ninguém conseguiu provar isso de forma coesa e conclusiva.

E agora, para fechar o post, vou colar o meu horóscopo do dia e analisá-lo.

“Seu autocontrole será ponto importante hoje. Há muita coisa pra decidir e fazer, tanto no âmbito familiar quanto profissional. E você saberá equilibrar muito bem ambos os campos. Emoção na dose certa com alguém próximo.”

Hoje foi um dia bem tranquilo, não fiz nada fora do contexto. Profissionalmente nada andou, e minha família está tranquila.

No momento não tive nenhuma dose emocional forte, mas mesmo assim, eu respeito essa análise.

Sou uma pessoa teórica, adoro teorias, só que nesse caso, sou um pouco cético. O Ceticismo deriva de duvidar de tudo, e eu duvido, às vezes duvido até de mim.

Mas eu quero ressaltar aqui, que eu respeito toda e qualquer crença, as vezes pareço meio arrogante e prepotente com algo, mas pode ter certeza que não é somente com crenças, mas com tudo. Quero pedir desculpa se feri alguém com minhas palavras bruscas e despreocupadas.

E lembre-se: “Não importa qual a sua crença, se te faz uma pessoa melhor, é o que realmente importa”.(Não que exista crença melhor ou pior, todas são iguais).

Aguardo comentários sobre esse post, quero criticas, mas construtivas, ok?

6 comentários:

Ana disse...

Sinceramente nunca acreditei nessas coisas, mas já li algumas vezes por curiosidade e na verdade dizia coisas que poderiam se encaixar com qualquer um que lesse ( em minha opinião). Muitas pessoas levam a sério isso e não as critico porque de certa fora elas acreditam que algo bom possa acontecer ou lhe prevenir sobre algo e crendo nisso elas faze coisas que não faria se não tivesse lido...então se isso faz bem e faz o que você acredite mais e si ou te ajuda não vejo nada de mais apesar de não acreditar pelo menos é o que eu penso...

Lucas Adonai disse...

Muito legal =)

Guilherme Augusto disse...

É um tema interessante, mas a única astrologia que um dia me importei, foi a da dos Cavaleiros do Zodíaco rsrsr

Caroline Luft disse...

Sempre é meio duvidoso, porém tudo sempre se encaixou muito bem na minha vida, e não digo coisas generalizadas, mas os detalhes mesmo :B acho estranho, mas pra mim é fato

Francorebel disse...

É uma possibilidade, um modo de ser no mundo, de vê-lo...

Guru do Metal disse...

a astrologia não passa de enganação de pessoas que nem conhecem nada sobre o universo, os próprios signos estão errados e só servem como localização dos objetos celestes.