quinta-feira, 19 de julho de 2012

Defina Cidadania

Cidadania é uma palavra que provém de “ato de um cidadão que exerce seus direitos e deveres dentro de uma nação”.

Que significado extremamente genérico ou até mesmo impreciso.

Levando em consideração o que é cidadania, uma pessoa é considerada uma cidadã pelo único e exclusivo fato de respeitar a Constituição, que nada mais é do que um amontoado de regras.

O ser humano é banalizado por frases com “Cidadania, passe adiante”, ou pior ainda “A obrigação de uma pessoa é ser um cidadão”.

O governo impõe para a mídia que enfatize que o brasileiro siga as leis que são juridicamente corrompidas.

O tema cidadania é tão complexo, tão débil, que minhas mãos transpiram de uma sede de justiça até um pouco doentia.

Ser cidadão é um ato muito maior do que ser um “cordeirinho” manipulável e “coitadista” do governo.

Cidadão é aquele que luta por seus direitos como um lobo procura a sua caça,e faz suas obrigações sabendo que simplesmente deveria ser feito, sem nenhum sinal banal de heroísmo barato que a mídia sensacionalista e retardada enfatiza tanto.

O que vemos de “heróis” por terem devolvido um dinheiro que não eram deles. Puta que o pariu, se o dinheiro não era dele, ele tinha que devolver...Simples assim, e se devolveu, não fez mais do que sua obrigação.

Ser cidadão é se importar com o crescimento do seu país e lutar por sua pátria para o bem comum, e não por interesses individuais e corruptíveis.

Cidadania é ajudar o próximo sem esperar nada em troca, e muito menos apenas para fazer o patético cenário de “politicamente correto”. Chega dessa merda, não existem pessoas 100% boazinhas, e se for para ser bom, que seja de coração.

Ser cidadão é ter uma boa participação social, tendo como único alvo a satisfação humana, de fazer o bem apenas para ver um sorriso.

A palavra cidadania é de uma complexidade que é difícil de ser definida. Só que para exercer cidadania não precisa ser um santo, e sim ter um pouco de honra.

Vivemos em um país tão corrompido que quase ninguém consegue sequer definir uma palavra tão básica.

E assim vamos vivendo, levando sempre em destaque a frase “Brasil, um país de todos”.

Até quando?

5 comentários:

Drake Soptz disse...

Nossa bacana seu blog curte !
http://vivendoemorbita2.blogspot.com.br/

Garota Mania disse...

realmente o conceito de ser cidadão é muito mais do que apenas seguir as leis e cá pra nós leis que não são cumpridas nem por aqueles que a fizeram, ser cidadão é muito mais é correr atrás é fazer valer aquilo que lhe é dito, é ter caráter, ser ético.

Erick Sant'Ana disse...

Concordo completamente com o post, e faço das palavras da garota mania as minhas, pois ser cidadão é muito mais que seguir leis impostas por quem não se importa nem em dá o exemplo. Muito bom o blog

http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

Guru do Metal disse...

no brasil ser cidadão é só votar por obrigação e pagar a quantidade absurda de impostos

B. disse...

Gostei da maneira criativa como começou a falar sobre cidadania e também da escolha do tema a ser abordado, porque de fato poucos sabem o verdadeiro significado dessa palavra, como vc ressaltou. Cidadania não significa ficar abitolado, alienado à um conjunto de lei, onde muitas só tem embasamento teórico, e mal acontecem na prática. Leis que são necessárias a todos os cidadãos e são nossas por direito. Assim, praticar a cidadania é também lutar para que essas leis sejam aplicadas de forma honesta. Acho que ser cidadão, está muito além de seguir 'ordens' governamentais de cabeça baixa, aceitando o inaceitável.