sexta-feira, 6 de julho de 2012

De onde vem os Blogs?

Atualmente, existem mais de 170 milhões de Blogs no mundo todo, e é uma raridade ver um blog que consiga se manter vivo por mais de quatro meses.

Muitas vezes, me pego perguntando de onde veio esse “mundo”, onde encontramos as mais diversas escritas e maneiras de se expressar o possível, e então cheguei a alguns pontos que vou postar aqui no “meu Blog” que está perto de completar dois anos de postagens esporádicas e 1 ano de ao menos uma a cada dois dias.

Um dia qualquer, um estadunidense chamado Jorn Barger resolveu usar a palavra “WebBlog” para descrever os pequenos sites com teor pessoal, isso em 1997.

Só que a abreviação como é popularmente conhecida, foi definida por Peter Merholz, com o intuito de desmembrar o termo antes conhecido para “We Blog” (Nós Blogamos), e quando menos se viu, esse seria o nome usado popularmente por todo o mundo.

Existia um tipo de programa que funcionava como um diário on line, onde as pessoas falavam de toda a sua vida, seja dos impasses amorosos ou até da cachorrinha que fora nomeada de Judette, então aos poucos, os programadores que hoje deve ser milionários, resolveram facilitar a hospedagem e os meios de postagem, tendo como objetivo chamar a atenção de escritores que tinham pouco conhecimento de programação.

A partir do ano 2000, já existiam cerca de 650.000 blogs cadastrados em toda a internet, e a cada dia que passava, mais pessoas procuravam o meio de desabafo para serem “alguém” no mundo da internet.

A hospedagem URL era ultrapassada, então a “Blogspoot” ( maior empresa de Blogs na época e uma das maiores atualmente) resolveu dar exclusividade a cada blog, o que foi um sucesso imediato e conseguiu alcançar cada vez mais usuários.

Os Blogs estavam ficando cada vez mais simples e populares, só que faltava um pouco de especificação. Até que os Hackers e usuários de Blogs fizeram a sua maior contribuição para a Blogsfera.

Um grupo de jovens alemães, conseguiram desmembrar todo o código universal blogspoot, e conseguiram assim deixar disponível a ferramenta de visualização dinâmica e também deixaram possível a introdução de comentários a cada nova postagem.

Eles foram presos por alguns meses e depois foram contratados para universalizar esse tipo de interação, e foram aperfeiçoando aos poucos o mundo Blog.

Com o passar dos anos, essa ferramenta de desabafo on line foi aumentando, e progressivamente, todo mundo que gosta de escrever e se expressar queria um Blog, alguns mais famosos, outros nem tanto (como o meu) .

Existem pessoas que vivem de Blogar, tiram fortunas por mês, fazendo o que mais gostam e outras que escrevem por apenas gostarem e quem sabe, um dia, conseguirem um número grande de visualizações e sucessivamente, ganharem uma grana e sucesso no Blog.

Todo mundo que escreve um Blog quer ser reconhecido, se isso fosse mentira, as pessoas escreveriam em um diário e não na internet.

Comecei a escrever no Blog para me identificar melhor e também tentar ajudar as pessoas seja lá como, eu queria muito ser reconhecido, mas enquanto o sucesso não vem, vou escrevendo, me expressando.

Voltando ao tema principal, existe a “Blogsfera” que é o tema usado por muitos usuários de blogs para se identificarem, e seu crescimento foi assombroso nos últimos anos. Sendo que cerca de 150.000 blogs são criados por dia, é claro que muitos morrem nos primeiros meses, o que gera um monte de blogs abandonados.

Mas também existem aqueles que duram, mesmo com poucas visualizações, mas tem sempre escritores fiéis.

É muito legal atualizar um Blog, e é até um pouco viciante, só que para pessoas que como eu, que adoram escrever é algo que revitaliza e faz bem.

Aconselho a você leitor, começar a escrever um blog para aguçar seu senso critico, ler mais e melhorar a cada dia a sua escrita ( se é que minha escrita vale alguma coisa).

É isso pessoal, esse é o meu especial de “De onde vem os Blogs”, espero ter sido bem direto.

5 comentários:

Amy disse...

Legal!

Lucas Adonai disse...

poxa belo texto! Muito informativo.

João Alexandre Rodrigues disse...

Interessante. Não conhecia essa história!!!

dejair disse...

ja to seguindo, muito legal seu blog me segue tambem

http://informaropovo.blogspot.com/

reinaldo del trejo disse...

Valeu pelo carinho gente!
Voltem sempre...