segunda-feira, 19 de março de 2012

Decorar e aprender


Hoje fiz prova de Anatomia de animais domésticos, para quem não sabe, eu curso Medicina Veterinária, comecei esse ano, levei trote de bicho e tudo, e falando nisso, até que enfim meu cabelo cresceu o suficiente para eu poder ao menos passar o pente.
O que venho falar aqui, é uma reclamação das matérias decorebas, porque velho, vai toma no cú, como passei raiva para conseguir estudar os nomes dos forames, dos canais e do caralho desses ossos ( Anatomia dos animais domésticos é uma matéria em que se estuda a parte óssea, articular e muscular de alguns animais, como bovinos, equinos, canino, etc...).
Na prova eu acredito que tenha ido razoavelmente bem, já que meu objetivo é tirar 6, sendo que essa é a nota mínima para se passar em minha faculdade.
Mas mesmo indo bem, eu me senti puto pelo fato de eu ter que ter decorado absolutamente tudo aquilo, fiquei puto por ter gravado e não aprendido.
A diferença entre decorar e aprender é que quando você decora está sendo imposto algo em sua memória, e essa coisa será excluída em algum tempo.
Já quando você aprende, é totalmente diferente, sendo que algo aprendido dura para todo o sempre, e fica preso no caráter de cada um.
É simples assim a diferença, sendo que algo obrigatório deixa de ser uma formação intelectual e vira uma imposição estúpida.
Odeio imposições, e assim como as odeio, queria deixar claro que uma pessoa só passa a aprender, quando ela interage com o assunto, e não quando ela é obrigada a decorar para se sair bem em algo tão trivial, como uma prova.
E se alguém me perguntar qualquer coisa sobre aquela maldita prova, provavelmente não saberei responder muita coisa, sendo que eu só estudei para a prova, e não para aumentar o meu conhecimento.
Basicamente essa é a diferença, decorar é algo feito para alguns instantes, já aprender, bom, aprender é para sempre.

Um comentário:

Garota Mania disse...

é realmente isso é uma grande verdade.
concordo plenamente, até pq vivo isso na pele.
http://virersemlimites.blogspot.com.br/