terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Zoonoses


Bom, vou descrever aqui, algo que aprendi no meu curso, na matéria de Introdução de Medicina Veterinária para diversificar um pouco (Bom, na verdade hoje estou bem, sério, e quando estou bem, digamos que toda minha vontade de reclamar é jogada para escanteio e, por isso, meu senso critico não está tão aguçado).
Tudo bem, vou falar aqui o que é a Zoonoses, aprendi hoje em minha aula.
Zoonoses são aquelas doenças que são transmitidas do animal ao homem, é muito mais comum em pessoas que mexem muito com animais (no caso, veterinários e estudantes), acontece que, essas doenças são transmitidas muitas vezes por descuidos, como falta de uso de equipamentos que deveriam ser usados.
Muitas vezes, as pessoas deixam de usar equipamentos, por julgarem isso uma frescura, sim, essa é a palavra mais usada.
Por muitas vezes, o espirito machão falar mais alto que qualquer outra coisa lógica, fato esse que digo = “Tem que se fuder mesmo”.
Os equipamentos estão ai para serem usados, como luvas, máscaras, botas e outras coisas em alguns casos especificos, só que a ignorância acaba sendo maior que qualquer outra coisa, e esse pensamento tem que ser mudado, senão esse quadro de doenças ocasionadas por bobeiras continuará acontecendo a todo instante.
A doença mais comum, e também a mais grave é a raiva, que é uma doença que todo e qualquer mamífero pode transmitir, fato esse que engloba uma série de raças e coisas do tipo. Existe a vacina contra raiva, que putamente a maneira em que ela era aplicada foi mudada, e nem todos os municípios passaram a receber as vacinas, somente uma porcentagem considerada de risco.
É complicado que agora as cidades estão a mercê dessa doença, e um surto de raiva pode acontecer a qualquer momento, posso estar parecendo negativo, mas é difícil estar em outra posição, já que a prevenção segura foi cortada.
Já que entrei no quesito prevenção, vou falar desse importante quesito, já que o melhor remédio é sem duvida alguma a prevenção, já que é melhor evitar qualquer doença do que combatê-la, isso é lógico não é mesmo?
Acontece que algumas doenças não tem esse tipo de prevenção, seja em animais, quanto em pessoas.
Um caso desses é a Leishmaniose, já que não existe nenhuma vacina para os animais, e nenhum tratamento legal para o mesmo, bom, como todos, sou curioso pra carai, e resolvi pesquisar isso no google, e achei um blog que falava que tem um projeto de uma vacina real contra animais, só que é complicado levar em consideração uma noticia assim de um blog, já que eu posso escrever o que eu quiser aqui sem nenhum embasamento lógico, como exemplo : “Amanhã, em Munique, será feito uma clonagem de um ser humano com um cachorro”.
Mas enfim, espero realmente que seja verdade, e até deixei um comentário por lá, e espero a resposta em meu e-mail, e caso alguém queira dar uma olhada, o link é o seguinte:
http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/2011/05/23/primeira-vacina-preventina-da-leishmaniose-canina-lan-231-ada-amanh-227-em-lisboa.aspx#comments
Voltando ao tema.
Existem diversas e diversas doenças, se eu continuar a escrever aqui, esse post ficará imenso, maior que meu relatório de final de aula, mas a verdade é que todos temos que ter cuidado com esse tipo de doença, e temos que nos prevenir ao máximo.
Como se prevenir?
Basta ter muito cuidado, e usar os equipamentos necessários, e caso pegue a doença, vá se tratar. Problema resolvido.
Enfim, esse é o texto, escrevi na faculdade, enquanto espero dar o horário do meu ônibus, para enfim ir embora a minha terra.
Grande abraço pra vocês;

Nenhum comentário: